O Rotary Club Americana-Integração promove amanhã, dia 20 de abril, a 2ª Campanha “Não Faça Parte Dessa Cena: A educação no trânsito está em nossas mãos”. Para sensibilizar os motoristas, um grupo de atores vai simular um grave acidente de trânsito, em um trecho da Av. Brasil. O evento acontece a partir das 9h, na altura do número 1.700(próximo à sede da rádio Vox90)-, e é uma parceria com a Setransv (Secretaria de Transportes e Sistema Viário), Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Armada Municipal de Americana (Gama), Defesa Civil, Conselho de Segurança (Conseg) e ONG Família José.
Segundo presidente do Rotary e vereador de Americana, Luis Antônio Crivelari, a edição de 2013 tem foco na trágica combinação entre álcool e volante. Ele explica que o uso de uma cena de grande impacto é uma estratégia para conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir embriagado. “Ao ver a cena de um acidente, ainda que não seja real, é natural que todos nós fiquemos chocados, abalados. Desta forma, acredito que há chances maiores em promover mudanças no comportamento de nós, motoristas, de modo a sermos mais responsáveis no trânsito”, defendeu.
Ainda de acordo com Crivelari, a campanha também prevê a distribuição de material educativo e a expectativa é abordar cerca de 500 motoristas. Na última terça-feira, dia 17, os organizadores realizaram uma visita técnica na Av. Brasil para definir detalhes do evento.
Simulação
A encenação ficará a cargo de dez atores da ONG São José. Segundo o diretor do grupo, Paulo Searn, uma moto e dois carros batidos serão usados para compor o cenário trágico em três encenações diferentes. Searn acredita que a intervenção artística amplia a capacidade de assimilação do objetivo da campanha em prevenir acidentes de trânsito. “Essa interação entre arte e cidadania, além de ser uma das missões da nossa ONG, mostra-se sempre muito eficiente, pois se fixa na memória tanto de quem participa como de quem assiste”, expos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário