sábado, 20 de abril de 2013

ORGANIZADO PELO ROTARY, SIMULAÇÃO CONSCIENTIZA MOTORISTAS


Uma simulação de um grave acidente de trânsito interditou um trecho da Av. Brasil na manhã de hoje (20/04). A cena, que chocou os frequentadores de uma das vias mais movimentadas da cidade, simulava uma colisão envolvendo dois carros e uma moto com sete pessoas feridas, entre elas duas crianças.  Encenar uma ocorrência trágica foi a estratégia usada na 2ª Campanha “Não Faça Parte Dessa Cena: A educação no trânsito está em nossas mãos”, promovida pelo Rotary Club Americana Integração, para sensibilizar os motoristas dos riscos de dirigir sob efeito do álcool. Um carro de resgate do Corpo de Bombeiros e viaturas da Guarda Armada Municipal (Gama) também foram usados para compor a simulação.
Materiais educativos foram distribuídos para cerca de mil motoristas abordados durante a campanha. Uma parceria com a Setransv (Secretaria de Trânsito e Sistema Viário) garantiu que a encenação fosse feita com segurança. Agentes da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, e membros do Conselho de Segurança (Conseg) também auxiliaram na ação.

 

Rotarianos

O presidente do Rotary e vereador de Americana, Luis Antônio Crivelari, citou dados que colocam o Brasil no ranking dos países que mais fazem vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito. “Os índices são assustadores. Perdemos mais vidas nas ruas, vias e rodovias do país do que em guerra. Então, o objetivo desta campanha é que essa cena trágica fique guardada na memória dos motoristas para que reflitam e repensem seu comportamento ao volante”, defendeu. 
 O governador do Distrito 4310 do Rotary Club, Miguel Marchant, presente no evento, também ressaltou o caráter preventivo da campanha e o compromisso da entidade com ações que visam o bem-estar social. “Através do engajamento de vários órgãos e de dezenas de rotarianos, o que pretendemos aqui é chamar a atenção para a educação no trânsito. Se tocarmos ao menos 10 % dentre os milhares de motoristas que passaram por aqui hoje, já cumprimos nosso dever ”, afirmou.
 
Estratégia

A encenação, que ficou a cargo dos atores da ONG Família José, foi elogiada pelo Secretário de Transportes e Sistema Viário, Décio Rosolen Filho, que afirmou haver interesse da Setransv em repetir a estratégia de simular um acidente durante a Campanha Municipal de Trânsito, em setembro. "Essa iniciativa faz um alerta importe aos motoristas de que uma cena terrível como essa, que aqui está simulada, pode passar a ser real quando as leis de trânsito não são respeitadas", disse.
O aposentado Luis Romero, que passeava pela Avenida durante a abordagem, aprovou a ação. “Fiquei chocado quando vi a cena, pois não sabia que era uma simulação. E achei super válido para educar nossa sociedade que só reage quando a tragédia está feita”, avaliou.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CAMPANHA DO ROTARY SIMULA ACIDENTE PARA CONCIENTIZAÇÃO


 
O Rotary Club Americana-Integração promove amanhã, dia 20 de abril, a 2ª Campanha “Não Faça Parte Dessa Cena: A educação no trânsito está em nossas mãos”. Para sensibilizar os motoristas, um grupo de atores vai simular um grave acidente de trânsito, em um trecho da Av. Brasil. O evento acontece a partir das 9h, na altura do número 1.700(próximo à sede da rádio Vox90)-, e é uma parceria com a Setransv (Secretaria de Transportes e Sistema Viário), Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Armada Municipal de Americana (Gama), Defesa Civil, Conselho de Segurança (Conseg) e ONG Família José.
Segundo presidente do Rotary e vereador de Americana, Luis Antônio Crivelari, a edição de 2013 tem foco na trágica combinação entre álcool e volante. Ele explica que o uso de uma cena de grande impacto é uma estratégia para conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir embriagado. “Ao ver a cena de um acidente, ainda que não seja real, é natural que todos nós fiquemos chocados, abalados. Desta forma, acredito que há chances maiores em promover mudanças no comportamento de nós, motoristas, de modo a sermos mais responsáveis no trânsito”, defendeu.
Ainda de acordo com Crivelari, a campanha também prevê a distribuição de material educativo e a expectativa é abordar cerca de 500 motoristas. Na última terça-feira, dia 17, os organizadores realizaram uma visita técnica na Av. Brasil para definir detalhes do evento.
 
Simulação
A encenação ficará a cargo de dez atores da ONG São José. Segundo o diretor do grupo, Paulo Searn, uma moto e dois carros batidos serão usados para compor o cenário trágico em três encenações diferentes. Searn acredita que a intervenção artística amplia a capacidade de assimilação do objetivo da campanha em prevenir acidentes de trânsito. “Essa interação entre arte e cidadania, além de ser uma das missões da nossa ONG, mostra-se sempre muito eficiente, pois se fixa na memória tanto de quem participa como de quem assiste”, expos.

 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

EM SESSÃO SOLENE, CRIVELARI HOMENAGEIA MIGUEL MARCHANT



O advogado e administrador Miguel Angel Turra Marchant recebeu, ontem (dia 02), o título de cidadão americanense das mãos do vereador Capitão Crivelari (PSD). A homenagem, feita pela Câmara de Americana, foi uma forma de agradecer Marchant pelos relevantes serviços prestados por ele ao município. A sessão solene, realizada na sede do legislativo, contou com a presença do Secretário de Cultura da cidade, José Vicente De Nardo, dos vereadores Joãozinho do Quiosque (PSB) e Tonhão dos Veteranos (PMDB), do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) João Miletta, além de amigos e familiares do homenageado. Emocionado, Marchant dedicou o título à esposa Marisa Lourenço da Silva Turra Marchant. “Rendo o meu tributo à minha querida Marisa que me deu forças, me ensinou o caminho e também a ter caráter e decência, que são as únicas formas da gente viver em paz e ser respeitado. Me encho de orgulho por ser, a partir de agora, um cidadão americanense”, afirmou. Durante a cerimônia, o público assistiu um vídeo contando a trajetória de Marchant. Natural de Santiago do Chile, o advogado e administrador tem 55 anos e atualmente ocupa o cargo de Governador do Rotary Distrito 4310-divisão que abrange 38 municípios, incluindo Americana-, cidade que escolheu para residir há 36 anos.Em discurso, Crivelari elencou os trabalhos desenvolvidos por Marchant como presidente do Conselho Tutelar de Americana- cargo que ocupou entre 1998 a 2001-, e destacou a humildade do homenageado. “Precisamos reconhecer o valor e honrar aqueles que fazem parte da sociedade local e que, com empenho e dedicação, imprimem sua marca e contribuem para progresso da nossa cidade”, frisou. O Secretário de Cultura, que representou o prefeito Diego De Nadai (PSDB) na cerimônia, ressaltou a participação de Marchant frente ao Rotary. “Sabemos o quanto você trabalha para levar o nome da nossa cidade, inclusive, para fora do Brasil. Nosso respeito e admiração por sua trajetória é uma forma simbólica de fazer justiça ao título que hoje você recebe”, avaliou

Homenagens

O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

MIGUEL MARCHANT SERÁ HOMENAGEADO POR CRIVELARI



A Câmara de Americana , a partir de um projeto do vereador Capitão Crivelari (PSD), entrega amanhã (02 de abril) o título de cidadão americanense a Miguel Angel Turra Marchant. A homenagem é uma forma de agradecer os relevantes serviços prestados por Marchant ao município. A solenidade está marcada para as 19h30, no Plenário Antônio Álvares Lobo, na Câmara de Americana.Natural de Santiago do Chile, o advogado e administrador Miguel Marchant tem 55 anos e atualmente ocupa o cargo de Governador do Rotary Distrito 4310, divisão que abrange 38 cidades, incluindo Americana- cidade que escolheu para residir há 36 anos.Na cidade, foi membro da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre 1998 e 2003, e presidente no triênio 2004/06 da Comissão de Direito Internacional do Mercosul. Também presidiu o Conselho Tutelar dos Direitos das Crianças e Adolesc
entes de Americana, no período entre 1998 a 2001.

Homenagens

O título de cidadão americanense é entregue às pessoas nascidas em outras cidades e o de cidadão emérito é conferido àquelas nascidas no município. Em ambos os casos, os homenageados são pessoas que prestaram serviços públicos relevantes à cidade.