Segue abaixo a íntegra do Ofício de Paulo Eduardo de Barros Fonseca - Coordenador GRA Zona 22 A:
"Ofício GRA 23 Z 22 A
São Paulo, 4 de janeiro de 2009
Presidente,
desejando-lhe um a Feliz 2010, inicio minha mensagem deixando uma indagação para sua reflexão:
“Que homem e o homem que não ajuda na construção de um mundo melhor?”.
Essa questão certamente pode ser compartilhada juntamente com os companheiros de seu Clube, para que possamos, juntos, realizar um grande e produtivo trabalho em prol do Ser Humano por meio da Alfabetização.
Não é por outro motivo que o nosso Coordenador Geral Companheiro Richard Hattwick nos encaminhou uma mensagem, cuja tradução segue abaixo, a qual peço que você leia com atenção e a divulgue:
“ 1. A ALFABETIZAÇÃO é uma das cinco áreas prioritária de projetos de serviço enfatizadas pelo Presidente John Kenny. As outras quatro são a SAÚDE E FOME, IMAGEM PÚBLICA, ÁGUA, E SERVIÇOS À JUVENTIUDE.
Para cada uma dessas áreas prioritárias há um grupo de recursos, cujos membros são nomeados pelo Presidente.
No nosso caso, o Grupo de Apoio de Alfabetização possui 60 membros, sendo 52 Rotarianos designados para servirem como coordenadores nas Zonas do Rotary. A lista completa pode ser encontrada em www.rotary.org/literacy.
O trabalho desenvolvido pelos coordenadores de alfabetização flui por meio dos coordenadores distritais e governadores para troca de informações e dados.
2. Os clubes são motivados a desenvolverem projetos de serviço em uma ou todas as três categorias:
a. Alfabetização básica - capacidade de ler, escrever e calcular.
b. Alfabetização funcional - conhecimentos e habilidades necessárias para um adulto se tornar um trabalhador de sucesso, cidadão, pai de família e ser humano com dignidade.
c. Alfabetização que desenvolve o caráter, que inclui as habilidades para um adulto se comportar eticamente em todos os aspectos da vida , dentro do que o Rotary preconiza por meio de Servir antes de Pensar em Si.
3. Projetos de alfabetização são relevantes dentro das Quatro Avenidas de Serviços:
a. Serviços Profissionais, por exemplo buscando a conscientização de cada rotariano quanto a aplicação Prova Quádrupla, levando-se em conta a alfabetização em uma comunidade de influência.
b. Serviços à Comunidade, por exemplo, formando parcerias para implantação de turmas de alfabetização com o método CLE - Abordagem Lingüística Concentrada.
c. Serviços Internacionais, por exemplo, construção de parcerias internacionais para doação de livros, ou ainda no estabelecimento de um programa 3H da Fundação Rotária, para alfabetização de milhares de crianças, como o do projeto de Contagem, em Minas Gerais.
d. Serviços Internos, por exemplo, o desenvolvimento de um programa de divulgação sistematização por meio da mídia.
4. O Grupo de Apoio à Alfabetização incentiva os clubes a ganharem o Prêmio Distrital de Alfabetização, completando cinco projetos de alfabetização
a. Quaisquer cinco projetos de alfabetização habilitam o clube para tanto. Várias idéias já foram divulgadas. Mais informações são obtidas na página WWW.rotaryedubrasil.cjb.net
b. No ano passado, houve três distritos rotários em que cada clube ganhou o referido Prêmio: D-5000 (Havaí), D-6900 (Geórgia) e D-3830 (Filipinas).
c. O D-5000 que fez durante três anos consecutivos e está no caminho certo para fazê-lo novamente. Até agora, cada clube do distrito tem feito um projeto do dicionário (Serviços à Comunidade), comemorou o Dia Internacional da Alfabetização (Serviços Internos) e distribuiu cartazes da Prova Quádrupla nas escolas do Havaí (serviço profissional).
5. O Grupo de Apoio à Alfabetização do RI fornece inúmeros recursos on-line para ajudar os clubes a identificar e implementar projetos de alfabetização. Os três principais sites de alfabetização são:
www.rotary.org/alfabetização
www.rotaryedubrasil.cjb.net
www.rotary.org/ProjectLINK
6. Após terem ouvido a leitura do texto, cada membro do clube acaba de familiarizar-se mais ainda com as oportunidades de servir na comunidade com projetos de alfabetização.”.
Trate o assunto com seus companheiros. Cada um terá uma familiaridade com as oportunidades de serviço na área de projetos da alfabetização.
Em Rotary, janeiro é o mês da Conscientização! Então faça a sua parte porque “O Futuro Do Rotary Está Em Suas Mãos!
Paulo Eduardo de Barros Fonseca
Coordenador GRA Zona 22 A"
"Ofício GRA 23 Z 22 A
São Paulo, 4 de janeiro de 2009
Presidente,
desejando-lhe um a Feliz 2010, inicio minha mensagem deixando uma indagação para sua reflexão:
“Que homem e o homem que não ajuda na construção de um mundo melhor?”.
Essa questão certamente pode ser compartilhada juntamente com os companheiros de seu Clube, para que possamos, juntos, realizar um grande e produtivo trabalho em prol do Ser Humano por meio da Alfabetização.
Não é por outro motivo que o nosso Coordenador Geral Companheiro Richard Hattwick nos encaminhou uma mensagem, cuja tradução segue abaixo, a qual peço que você leia com atenção e a divulgue:
“ 1. A ALFABETIZAÇÃO é uma das cinco áreas prioritária de projetos de serviço enfatizadas pelo Presidente John Kenny. As outras quatro são a SAÚDE E FOME, IMAGEM PÚBLICA, ÁGUA, E SERVIÇOS À JUVENTIUDE.
Para cada uma dessas áreas prioritárias há um grupo de recursos, cujos membros são nomeados pelo Presidente.
No nosso caso, o Grupo de Apoio de Alfabetização possui 60 membros, sendo 52 Rotarianos designados para servirem como coordenadores nas Zonas do Rotary. A lista completa pode ser encontrada em www.rotary.org/literacy.
O trabalho desenvolvido pelos coordenadores de alfabetização flui por meio dos coordenadores distritais e governadores para troca de informações e dados.
2. Os clubes são motivados a desenvolverem projetos de serviço em uma ou todas as três categorias:
a. Alfabetização básica - capacidade de ler, escrever e calcular.
b. Alfabetização funcional - conhecimentos e habilidades necessárias para um adulto se tornar um trabalhador de sucesso, cidadão, pai de família e ser humano com dignidade.
c. Alfabetização que desenvolve o caráter, que inclui as habilidades para um adulto se comportar eticamente em todos os aspectos da vida , dentro do que o Rotary preconiza por meio de Servir antes de Pensar em Si.
3. Projetos de alfabetização são relevantes dentro das Quatro Avenidas de Serviços:
a. Serviços Profissionais, por exemplo buscando a conscientização de cada rotariano quanto a aplicação Prova Quádrupla, levando-se em conta a alfabetização em uma comunidade de influência.
b. Serviços à Comunidade, por exemplo, formando parcerias para implantação de turmas de alfabetização com o método CLE - Abordagem Lingüística Concentrada.
c. Serviços Internacionais, por exemplo, construção de parcerias internacionais para doação de livros, ou ainda no estabelecimento de um programa 3H da Fundação Rotária, para alfabetização de milhares de crianças, como o do projeto de Contagem, em Minas Gerais.
d. Serviços Internos, por exemplo, o desenvolvimento de um programa de divulgação sistematização por meio da mídia.
4. O Grupo de Apoio à Alfabetização incentiva os clubes a ganharem o Prêmio Distrital de Alfabetização, completando cinco projetos de alfabetização
a. Quaisquer cinco projetos de alfabetização habilitam o clube para tanto. Várias idéias já foram divulgadas. Mais informações são obtidas na página WWW.rotaryedubrasil.cjb.net
b. No ano passado, houve três distritos rotários em que cada clube ganhou o referido Prêmio: D-5000 (Havaí), D-6900 (Geórgia) e D-3830 (Filipinas).
c. O D-5000 que fez durante três anos consecutivos e está no caminho certo para fazê-lo novamente. Até agora, cada clube do distrito tem feito um projeto do dicionário (Serviços à Comunidade), comemorou o Dia Internacional da Alfabetização (Serviços Internos) e distribuiu cartazes da Prova Quádrupla nas escolas do Havaí (serviço profissional).
5. O Grupo de Apoio à Alfabetização do RI fornece inúmeros recursos on-line para ajudar os clubes a identificar e implementar projetos de alfabetização. Os três principais sites de alfabetização são:
www.rotary.org/alfabetização
www.rotaryedubrasil.cjb.net
www.rotary.org/ProjectLINK
6. Após terem ouvido a leitura do texto, cada membro do clube acaba de familiarizar-se mais ainda com as oportunidades de servir na comunidade com projetos de alfabetização.”.
Trate o assunto com seus companheiros. Cada um terá uma familiaridade com as oportunidades de serviço na área de projetos da alfabetização.
Em Rotary, janeiro é o mês da Conscientização! Então faça a sua parte porque “O Futuro Do Rotary Está Em Suas Mãos!
Paulo Eduardo de Barros Fonseca
Coordenador GRA Zona 22 A"
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