terça-feira, 7 de abril de 2009

Intercâmbio

Intercambistas norte-americanos visitam Americana e Santa Bárbara d'Oeste



O Rotary Club Americana-Integração recebeu e acompanhou sexta-feira (3) um grupo de intercambistas do Estado do Alabama (EUA) em uma visita às cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Os norte-americanos vieram ao Brasil por intermédio do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) do Rotary Club e foram recepcionados na cidade de São Paulo, por membros do Rotary Club Alto de Pinheiros.

“Eles ficaram sabendo que, no interior de São Paulo, existia uma cidade chamada Americana, por ter sido fundada por norte-americanos. O grupo ficou muito interessado em conhecer a cidade e, por isso, os rotarianos da capital os trouxeram aqui”, explica Luiz Antonio Crivelari, rotariano que acompanhou a visita. Crivelari, ex-líder do IGE, é atualmente governador-assistente da área 7 do Rotary Club.

Para a realização do passeio com os intercambistas, o Rotary Club contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) de Americana, que auxiliou na elaboração do roteiro e monitorou a visita, por meio da equipe do projeto Raízes.

O grupo, formado pelo líder rotariano Stephen Valdes e pelos membros Brandon Wilson, Kennedy Douglas, Catherine Crain e Nicole Anderson, iniciou a visita pelo Portal de Americana. Em seguida, os norte-americanos foram para o Centro de Cultura e Lazer (CCL), onde conheceram os espaços culturais do local e o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo. “É um prazer e uma satisfação para nossa cidade receber o grupo e mostrar um pouco de nossa história e cultura”, afirmou o secretário.

Os intercambistas do Alabama conheceram na Estação Cultura, antiga estação ferroviária, a história dos primeiros norte-americanos que chegaram à região e como fundaram, no século XIX, a Vila Americana. O passeio continuou pelo Parque Ecológico, Jardim Botânico e Clube dos Cavaleiros. No período da tarde, o grupo conheceu, em Santa Bárbara d’Oeste, o Museu da Imigração e o Cemitério dos Americanos.
“Americana é preservada de uma maneira especial. Sendo do Alabama, estou orgulhoso que minha história influenciou a história de uma cidade”, afirmou o intercambista Brandon Wilson. A visita também foi acompanhada pelo ex-governador do Distrito 4310 do Rotary Club, José Domingos Zanco.

Para conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Rotary Club Americana-Integração, acesse o blog: www.rotaryclubintegracao.blogspot.com ou mande e-mail para rotaryclub.americana@gmail.com

Veja mais fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário