O Rotary Club Americana-Integração realizou nesta terça-feira (26) uma noite festiva em sua sede, na qual aconteceu a apresentação de cinco intercambistas da Austrália, que estão na região desde o último sábado. O grupo, formado pelo líder Greg James e pelos membros Miranda Norquay, Rachel Kelly, Amanda Walker e Roxanne Snook, compartilhou com os rotarianos as principais características e curiosidades sobre seu país de origem.
Os australianos vieram do Distrito 9460 para o Distrito 4310 por intermédio do Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) do Rotary Club. No mês de março, cinco intercambistas brasileiros também participaram do programa e foram para a Austrália, sendo recepcionados na cidade de Perth. Integrantes deste grupo estiveram presentes na recepção aos australianos em Americana.
“Eu tenho certeza que os australianos são muito parecidos com os brasileiros”, afirmou o presidente do Rotary Club Americana-Integração, Pedro Aldo dos Santos, durante a noite festiva. “O povo brasileiro se esforça em aprender o idioma de outros países, sobretudo o inglês. E vocês assim o fizeram ao saber que viriam para o Brasil, se esforçando nesses quatro meses em aprender o idioma português”, elogiou o presidente.
Os intercambistas australianos também responderam dúvidas dos rotarianos presentes no evento. Uma das perguntas foi referente à impressão que o grupo teve do Brasil. “Estou amando a hospitalidade dos brasileiros. Achamos muito parecidos os brasileiros com os australianos”, disse Rachel.
Mais de quarenta pessoas prestigiaram a noite festiva, que foi encerrada com um jantar oferecido pelo clube. O evento contou ainda com a apresentação da Campanha “Bombeiro Sangue Bom”, feita pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Americana, Anderson Teixeira da Silva.
Visitas
Na segunda-feira, os australianos foram recepcionados pelo coordenador do IGE da área 7 e 8, Carlos Geraldo Bertola, pelo membro do IGE, Miguel Angel Marchant, e pelo governador-assistente da área 7 do Rotary Club, Luiz Antonio Crivelari.
Durante a manhã, os intercambistas conheceram a Associação Barco Escola da Natureza, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e participaram do programa “Navegando nas Águas do Conhecimento”, juntamente com estudantes da cidade.
Já no período da tarde, o grupo visitou a empresa Conpacel (Consórcio Paulista de Papel e Celulose) e o Consórcio PCJ, que engloba as bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Veja mais imagens da noite festiva: